"Muitos Caminhos, uma Estrela: Memórias de Militantes do PT" registra depoimentos de militantes históricos e fundadores sobre o partido e a esquerda brasileira. O primeiro volume traz as memórias de Apolonio de Carvalho e Antonio Candido, entre outros. O lançamento será às 19h de hoje, na livraria do Museu da República, no Rio de Janeiro, com presenças de Alessandro Molon, Saturnino Braga e Benedita da Silva.
O primeiro volume, reunindo 12 depoimentos, oferece um importante instrumento de reflexão sobre as origens e a trajetória de construção do PT. Mais que isso, a riqueza das biografias dos entrevistados constitui também um painel altamente representativo das transformações econômicas, sociais, políticas e culturais vividas pelo Brasil ao longo do século XX, particularmente na sua segunda metade.
O livro resulta dos trabalhos desenvolvidos na primeira fase do Projeto de História Oral do PT, uma parceria estabelecida desde 2004 entre o Centro Sérgio Buarque de Holanda - Documentação, Memória e Política, da Fundação Perseu Abramo, e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).
São 12 histórias muito distintas, tanto em suas origens como em suas inserções atuais. Há os militantes mais antigos, que tiveram significativa atuação política antes do golpe de 1964 - Apolonio de Carvalho, Antonio Candido e Manoel da Conceição. Há os líderes sindicais de diferentes categorias profissionais - Djalma Bom, Olívio Dutra, Luiz Dulci, Paulo Rocha e Avelino Ganzer; há os militantes de organizações clandestinas criadas após o golpe de 1964, casos de Hamilton Pereira e Raul Pont. E, por fim, Irma Passoni, representando, como Benedita da Silva, as mulheres vinculadas a movimentos populares, com trajetórias fortemente marcadas pela experiência religiosa.
Mais dois volumes serão editados. Entre os próximos entrevistados estão militantes como Marilena Chauí, Marina Silva, Hélio Bicudo, Vladimir Palmeira, Marco Aurélio Garcia e Tarso Genro. O projeto também prevê a produção de um acervo reunindo o conjunto das versões integrais dos depoimentos (gravações e transcrições), que será catalogado e colocado à disposição de pesquisadores no Centro Sérgio Buarque de Holanda-FPA e no CPDOC-FGV.
sábado, 27 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário